Campus Party Brasil

12 02 2008

campusus.jpg

Ontem começou a Campus Party na Bienal do Parque do Ibirapuera, aqui na cidade de São Paulo. Não me inscrevi e tampouco irei atualizar o Muito Horrorshow! com informações quentinhas sobre o evento. Dedicarei somente, assim espero, este post para o encontro de fanáticos pela web. Caso não apareça nenhuma novidade com acesso fácil e interessante é claro.

No Campus Party, serão 3,000 pessoas conectadas, durante uma semana inteira, com uma colossal velocidade de 5GB por segundo. Isso mesmo que você ouviu: 5GB por segundo, ou seja, 625 vezes mais rápida do que a conexão mais rápida que podemos encontrar no Brasil.

Serão dias de palestras, oficinas, cursos e muito mais, sempre envolvendo internet, tecnologia e games. Tudo que um verdadeiro blogueiro, nerd, gamer, vanguardista ou curioso gostaria de ter.

Quem se inscreveu com antecedência e conseguiu uma vaga tem a possibilidade de acampar por ali mesmo. A organização espera que 60% dos inscritos fiquem por todo o tempo na Bienal, dormindo em barracas e involuntariamente, dividindo seu espaço com estranhos. Integração maior que essa não existe.

Para blogueiros, o Campus Party, que é patrocinado pela Telefônica, separou um local exclusivo para eles.

Outra curiosidade ocorrendo no Brasil, primeiro país a receber o evento – exceto a Espanha, local onde o Campus Party nasceu – é a presença massiva de mulheres por aqui. As estatísticas dizem que elas são 22% de todo o público. Parece pouca coisa, mas na Península Ibérica, nas edições anteriores, elas não passavam de 13%.

Fora de lá, você pode ter acesso a todas as informações através de diversos blogs que estarão cobrindo full time o evento com posts e atualizações constantes. Alguns com uma característica mais bem humorada como o Jacaré Banguela (http://www.jacarebanguela.com.br) e outros mais didáticas como o da Intel (http://blogs.intel.com/brasildigital).

Ontem na abertura do evento, o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, falou sobre a polêmica dos Softwares livres, tema que promete ser um dos maiores pontos de discussão do Campus Party, amplificado com a presença do ativista do software livre Jon “Maddog” Hall que irá ser um dos palestrantes.

O Ministro mostrou-se favorável a troca e atualizações de programas livres, Gilberto Gil disse em seu discurso de abertura: “É fundamental a autonomia dos povos. As pessoas estão aprendendo a fazer ‘upload’ em vez de só download” e complementou: “Neste ano, há planos de o governo rever a questão de direitos autorais no Brasil.” Quem estava por lá confirma que a platéia veio abaixo com essas declarações. Bom sinal para quem gosta e se interessa pelo assunto.

Além disso, o músico ministro, fez vocalização com o ReacTable, instrumento Hi-Tech que recentemente também foi utilizado Bjork em seus shows. Essa performance você pode visualizar no filme que postarei abaixo.

Acho que é isso! A Campus Party, também chamada de Nerdstock, promete ser o maior evento do tipo no Brasil e no Mundo. Muito diferente das Lan Parties, que somente existem para muitas pessoas se conectarem em conjunto. A Campus Party promete ser um núcleo de trocas, experiências e conteúdos extremamente interessantes e acontecendo em um prolongado período de dias: de ontem até domingo.

Astronomia, Blogs, Criação, Desenvolvimento, Games, Modding, Música, Robótica, Simulação e Softwares Livres. É o que promete rolar nestes 7 dias de encontro. Fico feliz com a escolha do Brasil para sediar o evento, acredito que é fundamental e muito importante a presença de um encontro desse tipo aqui em nosso país. Que representa uma das maiores comunidades de internautas em todo mundo.

Quem tiver a oportunidade de visitar, pode dar um pulo no Ibirapuera. O 1o andar da Bienal, projeto de Oscar Niemeyer, estará aberto ao público em geral e não somente aos inscritos. Devo ir em algum dia dessa semana.

Site oficical do Campus Party: http://www.campus-party.com.br

Gilberto Gil na abertura:

Um grande beijo a todos,
Robô Quasi

No iPod toca: Ticket to Ride – The Beatles
O tempo lá fora é de: Manhã Quente. Promessa de um dia calorento.
O Mac não dá pau desde: 21/01 (22 dias)

Anúncios

Ações

Information

One response

15 02 2008
Bruno

pena q nao pude participar da Bienal, mas hj mesmo to indo ai conferir a area aberta ao publico =D
abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: